domingo, 4 de dezembro de 2016

O que é um Parto Ativo? - Sugestão de leitura


              Olá! Sejam bem vindxs! Hoje eu farei uma sugestão de leitura para aquelxs que desejam se informar mais sobre o parto natural e ativo. O livro chama-se "Parto Ativo" de Janet Balaskas. Nele você encontra tudo sobre a fisiologia do parto, sobre as mudanças no corpo da gestante, dicas para se preparar para o parto ativo, opções de parto, informação sobre o trabalho de parto e parto, e muitas outras dicas. Com certeza uma leitura muito positiva para aquelxs que desejam se preparar para este momento tão importante da vida, de maneira ativa, consciente e empoderada. Abaixo um pequeno texto extraído do livro. Boa leitura!

               O que é um Parto Ativo?

              Com o desenvolvimento acelerado da obstetrícia moderna nos últimos trezentos anos, as mulheres perderam contato com sua capacidade de parir. Praticamente esquecemos como um parto fisiológico natural se desenrola.
            O Parto Ativo não é uma novidade. É simplesmente um modo conveniente de se descrever um trabalho de parto e um parto normais e o modo como uma parturiente se comporta quando segue seus próprios instintos e a lógica fisiológica do seu corpo. É uma maneira de dizer que ela realmente está no controle do seu corpo durante o processo de parto, e que não é o objeto de uma ‘condução ativa’ do parto pela equipe obstétrica.
            Ao se decidir pelo Parto Ativo você reconquistando seu poder fundamental como parturiente, como mãe e como mulher. Também estará dando ao seu bebe o melhor modo de começar a vida e uma transição segura entre o útero e o mundo.
            Caso alguma dificuldade ou complicação inesperada aconteça, você estará livre para fazer uso de toda a tecnologia da obstetrícia moderna, sabendo que deu o melhor de você, e também sabendo que foi uma escolha sua e que a intervenção foi realmente necessária. Desse modo,  mesmo o parto mais difícil pode ser uma experiência positiva.
            A preparação para um Parto Ativo diminuirá a probabilidade da ocorrência de complicações na gravidez, assegurando que você chegue ao parto em ótimas condições de saúde, além de melhorar e apressar sua recuperação, independente do que tenha acontecido.
            Se você dá a luz ativamente vai querer se movimentar livremente durante o primeiro período do trabalho de parto (ou dilatação do colo), escolhendo posições verticais confortáveis tais como: ficar em pé, caminhar, sentar-se, ajoelhar-se ou se agachar. Entre as contrações vai encontrar maneiras de descansar nessas posições confortavelmente apoiada em almofadas e travesseiros. Ao aproximar-se do período expulsivo ou segundo período, durante o qual seu filho vai nascer, você pode ainda fazer uso de posições verticais, as mais confortáveis ou práticas. No final, ou o parto propriamente dito, você vai utilizar uma posição expulsiva natural (geralmente amparada ou sustentada), tal como acocorada ou ajoelhada.
           Um Parto Ativo é instintivo. Baseia-se em dar à luz de modo natural e espontâneo por meio de sua própria vontade e determinação, tendo a completa liberdade de usar seu corpo como bem escolher e seguir suas solicitações. O Parto Ativo é uma atitude mental. Envolve aceitação e crença na função natural e na natureza involuntária do processo de parto, tanto quanto uma atitude ou posicionamento apropriado do seu corpo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário