segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Sugestões de Leitura

Você que está gestando e se preparando para a maternidade, aqui vão algumas sugestões de leitura para seu empoderamento. 💪

💗Lembre-se que empoderamento acontece de dentro pra fora, então a direção da mudança começa com seu movimento para buscar as informações que necessita, e assim continua na sua ação em busca do que você quer! 

Bom empoderamento!💗

Doula Andréia


O filme "O Renascimento do Parto" retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias consequências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras. Através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados "hormônios do amor", liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto.


Parto Místico
Adriana Tanese Nogueira

Com uma extraordinária capacidade de ler nas entrelinhas e de perceber as sutilezas da alma feminina, Adriana Tanese Nogueira alertou-me dos perigos de se duvidar da própria intuição, e, assim, ajuda a mudar os rumos da sua gestação.
Um irresistível convite ao nado nas águas profundas da psique feminina. Bom mergulho



Parto Alquímico
Adriana Tanese Nogueira
Sem sombra de dúvidas um livro imperdível para todas(os)amantes da humanização, ativistas e obstetras. Mudou minha forma de interpretação da realidade da mulher em trabalho de parto e da real humanização: Sem fórmulas, sem passo a passo, baseada em três chaves primordiais - Retorno as nossas raízes, autonomia e transformação. .

“A orientação de um livro ou de um profissional raramente é explícita. A orelha do livro deveria dizer claramente: “Este livro parte do princípio de que as crianças precisam da nossa atenção”. Ou então: “Neste livro supomos que as crianças nos fazem de bobos na primeira oportunidade”. O mesmo deveriam fazer os pediatras e psicólogos na primeira consulta.

Assim, as pessoas seriam conscientes das diferentes orientações e poderiam comparar e escolher o livro ou o profissional que se adapte melhor às suas próprias crenças. Consultar um pediatra sem saber se ele é partidário do carinho ou da disciplina é tão absurdo quanto consultar um sacerdote sem saber se ele é católico ou budista, ou ler um livro de economia sem saber se o autor é capitalista ou comunista.”

Com uma narrativa leve e deliciosa, o pediatra espanhol Carlos González deixa claro os propósitos do seu livro: uma educação dos filhos com base no amor, no respeito e na liberdade.
 

 
Quando o Corpo Consente
Therese Bertherat

Este é o diário da minha filha Marie. Com palavras simples, ela conta o que experimentou em seu corpo e percebeu na própria carne durante nove meses. Para lhe transmitir isso, ela prosseguiu sua pesquisa com inteligência e rigor. Sempre de forma generosa e com a doçura obstinada que é o seu jeito de ser… Mas que não haja equívoco: esses nove meses que a tornaram mãe não devem ser vistos como convite à caminhada fácil

 
'O livro de Adriana Tanese Nogueira constitui um rico manancial de reflexões acerca da existência humana. Obstinada em compreender o parto na sua essência e riqueza, rigorosa em suas pesquisas, ela cuidou de nos tornar acessível e agradável este assunto denso, instigante e ainda pouco abordado, por assim dizer. Desvelando-nos o parto com sua riqueza de sentimentos, emoções, sensações, este livro nos mostra as mulheres num estado privilegiado e modificado da consciência, possível de ser experimentado em pouquíssimas situações. Estes exemplos de ampliação da consciência vivida nos estados extáticos, transformadora da existência humana, por si bastariam para justificar esta preciosa obra. Este livro, portanto, fala de cada um de nós, posto que ansiamos por transcedência, ainda que sejamos profissionais, técnicos da artes de cuidar de mulheres no seu processo reprodutivo.



Guia da Grávida Informada e Consciente
Adriana Tanese Nogueira

"O parto marca uma mudança profunda na vida da mulher e da família. Tempo e espaço se abrem numa brecha única e irrepetível, na qual um novo ser entra no mundo. E acontece o primeiro encontro entre mãe e seu bebê."
      



Pergunte ao Pediatra
Respostas para todas as dúvidas sobre o sono, a alimentação e o bem-estar do seu bebé
Carlos González


 Parto com Amor
Luciana Benatti e Marcelo Min

Parto com Amor reúne histórias de mulheres para mulheres. Revela a trajetória percorrida por nove mães - entre elas a autora - para conquistar o parto desejado. Seus medos, fraquezas e dificuldades estão aqui expostos da mesma forma simples e sincera com que suas alegrias e vitórias são compartilhadas. O instante do nascimento, as horas que o antecederam e os primeiros momentos de vida do bebê são eternizados em fotos que transbordam emoção.



Parto AtivoNele você encontra tudo sobre a fisiologia do parto, sobre as mudanças no corpo da gestante, dicas para se preparar para o parto ativo, opções de parto, informação sobre o trabalho de parto e parto, e muitas outras dicas. Com certeza uma leitura muito positiva para aquelxs que desejam se preparar para este momento tão importante da vida, de maneira ativa, consciente e empoderada.

Nele você encontra tudo sobre a fisiologia do parto, sobre as mudanças no corpo da gestante, dicas para se preparar para o parto ativo, opções de parto, informação sobre o trabalho de parto e parto, e muitas outras dicas. Com certeza uma leitura muito positiva para aquelxs que desejam se preparar para este momento tão importante da vida, de maneira ativa, consciente e empoderada.

O Poder do Discurso Materno
Laura Gutman

Logo que nascemos – e às vezes antes –, nossa mãe determina “como somos”. Assim, as lembranças se organizam, em nossa consciência, por meio das palavras que ouvimos desde a mais tenra infância. Neste livro, a escritora mundialmente famosa Laura Gutman explica sua metodologia da construção da biografia humana – um trabalho de tecelã em que a pessoa reconstrói sua história não com o discurso daqueles que a cercam, mas com autonomia e discernimento.
Um mergulho interior por vezes é duro, dolorido, mas o potencial de crescimento que advém dele é capaz de transformar por completo aqueles corajosos o bastante para enfrentar o processo.
Esta obra deve ser lida por todos aqueles que buscam uma existência mais consciente e verdadeira, em especial aqueles que têm filhos.


Mulheres Visíveis, Mães Invisíveis
Laura Gutman

A maternidade, o parto e a criação dos filhos são momentos extraordinários para toda a família, mas são verdadeiramente especiais para a mãe. Diante de inúmeras teorias e soluções “práticas” que desrespeitam e desconsideram a opinião da mãe e muitas vezes colocam a saúde do bebê em risco, Laura Gutman coletou diversos artigos em Mulheres visíveis, mães invisíveis que buscam esclarecer a gravidez, o parto e a infância, para que as futuras mamães possam encarar essas fases sem medo e sem traumas.

Guia da Grávida Informada e Consciente
Adriana Tanese Nogueira

"O parto marca uma mudança profunda na vida da mulher e da família. Tempo e espaço se abrem numa brecha única e irrepetível, na qual um novo ser entra no mundo. E acontece o primeiro encontro entre mãe e seu bebê.


Sete são as Deusas tratadas. Cada uma abre uma perspectiva sobre a identidade feminina (com exercícios práticos no final dos capítulos), apresentando temas específicos e modalidades de agir. Héstia cria o ninho. Perséfone promove introversão e centramento, graças aos quais, Deméter, a maternidade plena, pode nascer. Afrodite ajuda acompreender a sensibilidade tão características das grávidas. Atena dá planos e estratégias. Hera estimula a autonomia e auto-estima. Por fim, Ártemis, a do “bom parto”, abre as portas para um parto ativo, saudável e empoderador. Citações e depoimentos encontram-se ao longo de todo o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário